O que é o KṒJṒDÁ? ou Calendário de IFÁ

  • Origem e significado:
    KṒJṒDÁ — que pode ser traduzido como “Ki òjò dá”, ou seja, “que o dia seja claro (previsível)” — é o nome tradicional do calendário iorubá (Oluwo Ifagboun Ajisafe).
  • Período do ano:
    O ano iorubá inicia-se em 3 de junho e se estende até 2 de junho do ano seguinte, completando um ciclo sincronizado com o calendário gregoriano (Consejo Cultural Yoruba de Canada, Xapuri).
  • Duração do ano iorubá:
    Ele consiste em 13 meses de 28 dias, organizados em 91 semanas de 4 dias cada (Terra).

Estrutura semanal e orixás associados

  • Semana de quatro dias (espiritual):
    Cada um dos quatro dias é dedicado a uma divindade (òrìsà):
    1. Ojo Ògún – dedicado a Ògún (às vezes também chamado Osoosi ou relacionado à Sopanna, Iyámi e Egungun) (Oluwo Ifagboun Ajisafe).
    2. Ojo Jakuta (Ṣàngó) – dedicado a Xangô (às vezes Oya, Sopanna ou similares) (Educa Yoruba).
    3. Ojo Ose (Òrìsà Nlá / Obatalá) – também envolvido com Sopanna, Iyámi, Egungun e figuras como Obatala (Educa Yoruba).
    4. Ojo Awo (Ifá / Orunmila) – dedicado a Ifá, Orunmila, Exu, Oxum e similares (Educa Yoruba).
  • Semana de sete dias (mundano):
    Além da semana espiritual, o calendário iorubá adota também a semana de sete dias — usada para atividades civis e comerciais — com cada dia recebendo um nome e significado próprio (como “Dia da Vitória”, “Dia do Impasse”, etc.) (Educa Yoruba).

Aspecto simbólico e cultural

  • Antiguidade e legitimidade:
    Alguns estudiosos, como Remi‑Niyi Alaran, propõem contagens simbólicas que posicionam a cultura iorubá em milhares de anos, com o ano de 2011 correspondendo ao ano 10053 no calendário KṒJṒDÁ (Oluwo Ifagboun Ajisafe). Entretanto, essa contagem longa não é histórica ou tradicionalmente reconhecida entre os iorubas nativos, sendo considerada mais simbólica ou da diáspora (Wikipédia).
  • Fundamento espiritual:
    Segundo a tradição — com base em um odù de Ifá — Orunmila teria pedido a Olódùmarè o controle sobre o dia (o sol), permitindo a criação desse sistema de contagem baseado em quatro dias e sua conexão com as divindades (Scribd).
  • Adaptação e sincretismo:
    O uso dual das semanas de quatro e sete dias mostra uma síntese entre o tempo espiritual e o mundano, refletindo tanto a tradição ancestral quanto as exigências da vida contemporânea (Oluwo Ifagboun Ajisafe, Terra).

Resumo

AspectoDetalhes
NomeKṒJṒDÁ — “que o dia seja claro”
Ano iorubá3 de junho a 2 de junho do ano seguinte
Estrutura anual13 meses × 28 dias = 91 semanas de 4 dias
Semana espiritual4 dias dedicados: Ògún, Jakuta (Ṣàngó), Ose, Awo
Semana civil7 dias com significados práticos e comerciais
Base espiritualOrunmila solicitando a Olódùmarè o domínio do sol
Contagem simbólicaAnos como 10053 (2011) feitas por estudiosos da diáspora

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Author: itabalago

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