- Origem e significado:
KṒJṒDÁ — que pode ser traduzido como “Ki òjò dá”, ou seja, “que o dia seja claro (previsível)” — é o nome tradicional do calendário iorubá (Oluwo Ifagboun Ajisafe). - Período do ano:
O ano iorubá inicia-se em 3 de junho e se estende até 2 de junho do ano seguinte, completando um ciclo sincronizado com o calendário gregoriano (Consejo Cultural Yoruba de Canada, Xapuri). - Duração do ano iorubá:
Ele consiste em 13 meses de 28 dias, organizados em 91 semanas de 4 dias cada (Terra).
Estrutura semanal e orixás associados
- Semana de quatro dias (espiritual):
Cada um dos quatro dias é dedicado a uma divindade (òrìsà):- Ojo Ògún – dedicado a Ògún (às vezes também chamado Osoosi ou relacionado à Sopanna, Iyámi e Egungun) (Oluwo Ifagboun Ajisafe).
- Ojo Jakuta (Ṣàngó) – dedicado a Xangô (às vezes Oya, Sopanna ou similares) (Educa Yoruba).
- Ojo Ose (Òrìsà Nlá / Obatalá) – também envolvido com Sopanna, Iyámi, Egungun e figuras como Obatala (Educa Yoruba).
- Ojo Awo (Ifá / Orunmila) – dedicado a Ifá, Orunmila, Exu, Oxum e similares (Educa Yoruba).
- Semana de sete dias (mundano):
Além da semana espiritual, o calendário iorubá adota também a semana de sete dias — usada para atividades civis e comerciais — com cada dia recebendo um nome e significado próprio (como “Dia da Vitória”, “Dia do Impasse”, etc.) (Educa Yoruba).
Aspecto simbólico e cultural
- Antiguidade e legitimidade:
Alguns estudiosos, como Remi‑Niyi Alaran, propõem contagens simbólicas que posicionam a cultura iorubá em milhares de anos, com o ano de 2011 correspondendo ao ano 10053 no calendário KṒJṒDÁ (Oluwo Ifagboun Ajisafe). Entretanto, essa contagem longa não é histórica ou tradicionalmente reconhecida entre os iorubas nativos, sendo considerada mais simbólica ou da diáspora (Wikipédia). - Fundamento espiritual:
Segundo a tradição — com base em um odù de Ifá — Orunmila teria pedido a Olódùmarè o controle sobre o dia (o sol), permitindo a criação desse sistema de contagem baseado em quatro dias e sua conexão com as divindades (Scribd). - Adaptação e sincretismo:
O uso dual das semanas de quatro e sete dias mostra uma síntese entre o tempo espiritual e o mundano, refletindo tanto a tradição ancestral quanto as exigências da vida contemporânea (Oluwo Ifagboun Ajisafe, Terra).
Resumo
Aspecto | Detalhes |
---|---|
Nome | KṒJṒDÁ — “que o dia seja claro” |
Ano iorubá | 3 de junho a 2 de junho do ano seguinte |
Estrutura anual | 13 meses × 28 dias = 91 semanas de 4 dias |
Semana espiritual | 4 dias dedicados: Ògún, Jakuta (Ṣàngó), Ose, Awo |
Semana civil | 7 dias com significados práticos e comerciais |
Base espiritual | Orunmila solicitando a Olódùmarè o domínio do sol |
Contagem simbólica | Anos como 10053 (2011) feitas por estudiosos da diáspora |