Sabia que o anis-estrelado tem diversas funções medicinais? Continue lendo para saber mais!
O anis-estrelado (nome científico Illicium verum), é originário da China e do Vietnã, e também cultivado nos trópicos (Indonésia, Japão, Filipinas etc). Também conhecido como anis da China, anis da Sibéria, badiana ou funcho da China, é uma especiaria de uso culinário e medicinal. O aroma é o mesmo do anis (também conhecido como um tipo de erva-doce), pois ambos contém o mesmo óleo, embora o anis-estrelado seja mais forte. Deve-se tomar cuidado para não confundir o anis-estrelado com o anis japonês (Illicium anisatum), pois esse é extremamente venenoso.
O anis-estrelado é, na verdade, o fruto seco da planta.
A essência do anis é utilizada como corretor de odor e sabor nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de bebidas. Além de ser utilizado na culinária para atribuir um sabor adocicado, também é possível encontrar vários benefícios para a saúde devido aos componentes do anis-estrelado, em especial o anetol, que confere o sabor, o aroma, tem ação contra fungos e impede o desenvolvimento de algumas bactérias. O anetol também está presente no funcho e no anis (dois tipos de erva-doce).
O anis-estrelado é bem conhecido por ser capaz de prevenir a gripe, pois é rico em ácido chiquímico, uma substância utilizada para produzir o remédio antiviral oseltamivir (mais conhecido como Tamiflu), que é usado para prevenir e tratar infecções pelos vírus Influenza A e B, responsáveis pela gripe. Dessa forma, o consumo regular, seja na forma de chá ou em receitas, pode ser uma forma natural de prevenir a gripe.
Além disso, o anis da China também tem forte ação contra fungos e bactérias. De acordo com estudos feitos em laboratório, o extrato do anis-estrelado pode ser capaz de inibir o crescimento de alguns fungos, como Candida albicans, Brotytis cinerea e Colletotrichum gloeosporioides. Do mesmo modo, também pode impedir o crescimento de algumas bactérias, como Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Escherichia coli, responsáveis por vários tipos de infecções, dentre elas a infecção de pele, infecção urinária e gastroenterite. Além do anetol, outras substâncias como o aldeído anísico, a cetona anísica e o álcool anísico também estão presentes no anis-estrelado e podem contribuir para a ação antibacteriana.
Como grande parte das plantas aromáticas, o anis da China também tem boa ação antioxidante, que ajuda a fortalecer o sistema imune e é relacionada à diminuição do risco de desenvolver câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, o óleo essencial tem ação inseticida e repelente contra alguns insetos, como as “moscas das frutas”, besouros, pequenos caramujos e baratas germânicas.
Outro benefício proporcionado por essa especiaria é a ação anti-inflamatória e carminativa, então é interessante que ele seja consumido após refeições pesadas e gordurosas, pois pode facilitar a digestão e evitar o acúmulo de gases no estômago e no intestino. Também concluiu-se em alguns estudos que o anis-estrelado, consumido junto com a camomila, é eficaz contra a diarreia.
Como consumir?
É possível consumir o anis-estrelado apenas incluindo o fruto seco em algumas preparações culinárias, podendo ser usado em pratos doces ou salgados. Também há a opção de utilizar o óleo essencial, usando-o na aromaterapia. Além disso, alguns medicamentos e produtos de limpeza, beleza e pasta de dente podem ter substâncias do anis-estrelado em suas composições.
O modo principal de consumo do anis-estrelado é em forma de chá, seja ao longo do dia ou após a refeição. Entretanto, ele é contraindicado para mulheres grávidas e em fase de amamentação, crianças e pessoas com hipersensibilidade, pois ainda não foram realizados estudos sobre os efeitos a médio e longo prazo nessa parcela da população. Não é possível, portanto, afirmar que o uso seja seguro nesses casos.
FONTES:
https://www.tuasaude.com/anis/
https://hortodidatico.ufsc.br/anis-estrelado/