Você conhece o dandá da costa? Saiba mais um pouco sobre essa planta poderosa!
O Dandá da Costa (Cyperus rotundus), também conhecido como tiririca, junça, barba-de-bode ou capim-dandá é uma planta daninha, ou seja, ela é uma infestante e pode interferir negativamente em outras plantas, pois compete por água, luz e nutrientes, além de hospedar fungos e pragas e também inibir a germinação e brotação de outras espécies por meio da produção de toxinas. Por esse motivo, é considerada a principal planta invasora do mundo.
Essa planta também suporta temperaturas altas, secas e inundações, mas não tolera o sombreamento, o que causa sua morte. É provável que seja originária da Índia, mas ainda não há certeza, pois atualmente encontra-se espalhada por regiões tropicais e subtropicais. O tamanho da planta pode variar de 15 a 60 cm e sua raiz pode atingir cerca de 40 cm de profundidade. As folhas surgem de bulbos subterrâneos e profundos e, destes bulbos, despontam rizomas, que se alastram horizontalmente por baixo do solo, e, a cada pequenos intervalos, formam áreas hipertrofiadas que dão origem a novos bulbos. Assim, uma única planta pode estar alastrada por uma grande área e persistir por muito tempo no solo. Com o tempo, esses rizomas se rompem naturalmente.
A planta produz poucas sementes viáveis, tendo como principal fonte de multiplicação o método vegetativo, por meio de bulbos basais e tubérculos.
Ela é encontrada facilmente em jardins e gramas, mas também tem grande impacto em lavouras de algodão, milho, feijão, cana-de-açúcar, hortaliças e, principalmente, nas plantações de soja, café e frutas.
Os tubérculos são utilizados por praticantes de religiões afro-brasileiras para defumações, banhos e outros procedimentos. Poderoso em magias complexas, utilizado em limpezas profundas e para anular energias negativas.