A cristaloterapia é um tratamento alternativo e pode ser combinado com diversas terapias holísticas. Continue lendo para saber mais!
A cristaloterapia (também chamada de cristalterapia ou terapia dos cristais) é o nome dado ao uso terapêutico dos cristais. Segundo o esoterismo, a aplicação dos cristais sobre determinadas áreas do corpo pode promover efeitos curativos e harmonizadores, pois cada cristal possui uma propriedade diferente, podendo desenvolver o equilíbrio físico e espiritual.
A origem dessa terapia é incerta. Sabe-se que certas tribos indígenas (como os tupi-guaranis e os navajos) e civilizações antigas (como os antigos egípcios) sabiam utilizar as propriedades curativas de pedras e cristais. Essa terapia tem como objetivo promover a consciência da relação com o “Eu superior” e com a satisfação da alma, além de ajudar a resolver conflitos.
Também é possível associar o conhecimento dos cristais a outros tipos de tratamento alternativo, como, por exemplo, o reiki, a aromaterapia, a massoterapia, a radiestesia, entre outros. Cada uma dessas técnicas é efetiva, não existe uma que funcione mais que a outra. O profissional deve analisar o tipo de terapia, técnicas e tratamento mais adequados ao paciente, pois somente o profissional saberá identificar os desequilíbrios energéticos do momento.
As pedras e cristais podem ser utilizados de várias maneiras no cotidiano. É possível usá-las em forma de amuleto (carregar consigo, manter o cristal próximo ou, até mesmo, usar algum acessório) ou nos Chakras. Além disso, também pode-se autoaplicar a terapia dos cristais durante a meditação, por exemplo.
Assim que você adquirir um cristal ou pedra, a primeira coisa a ser feita é uma limpeza (física e energética). Pode-se usar um pano para limpar a pedra ou até mesmo lavar com água. A limpeza energética pode ser feita ao manter o cristal exposto à luz solar por algumas horas.
Depois disso, é importante que haja a energização do cristal, podendo utilizar-se da luz do sol ou da lua, do fogo, da tempestade, da chuva, da terra, da cachoeira ou do mar. A forma mais adequada de energização depende do tipo de energia da pedra ou do trabalho que será feito.
O cristaloterapeuta verifica a saúde do paciente e analisa o trabalho mais adequado às necessidades do momento. É natural que esses terapeutas tenham em mente a visão holística e as relações entre os padrões energéticos com os emocionais e cotidianos. Durante a aplicação das pedras em uma sessão, alguns pacientes relatam que sentiram sensações como calor e visualização de cores.
Alguns cristais mais utilizados são:
- Ametista: pode ser usada para momentos de tensão e ansiedade, assim como insônia, cicatrização, sinusite e dor. Essa pedra também auxilia na abertura do canal de espiritualidade e intuição.
- Citrino: possui energia solar, então pode ser usada como estimulante e em momentos que precisamos de um empurrãozinho. Além disso, também é uma pedra benéfica para o aparelho digestivo.
- Quartzo rosa: conhecida como “pedra do amor”, pois ajuda a harmonizar e dissolver cargas energéticas acumuladas na área do coração que impedem de dar e receber afeto. Ameniza insônia, ansiedade, depressão, insônia e agressividade, além de ser capaz de ajudar na autoestima e o afeto.
E aí, se interessou? Temos curso de cristaloterapia e reiki! Vem conferir!
Fonte:
https://www.guiadaalma.com.br/cristaloterapia-terapia-dos-cristais/
https://www.personare.com.br/conteudo/terapia-com-cristais-m5419
https://www.yogateria.com.br/cristaloterapia-conheca-a-terapia-dos-cristais/