Peso das velas

Você sabia que existem diferentes pesos de velas?! Por isso, nem toda vela de 7 dias dura realmente 7 dias.

Há muitos fatores que influenciam o tempo de duração para uma vela queimar: a quantidade de vento no local, a temperatura, a qualidade da vela, entre outras coisas. Mas você sabia que existem diferentes pesos de vela e que isso é um fator determinante para o tempo de duração?

As velas de 200g, por exemplo, duram de 5 a 6 dias acesas até queimarem por completo. As velas que duram por volta de 7 dias são as de 250g e 300g. A vela de 250g tem uma média de 6 a 7 dias de duração, enquanto a outra, de 300g, pode até passar um pouco de 7 dias, chegando a quase 8.

Além do peso e, obviamente, do tipo da cera, também é importante se atentar ao tipo de pavio da vela. Pavios de algodão tendem a queimar mais rápido, enquanto pavios encerados queimam mais devagar (mais encontrados em velas de 7 dias). Além disso, o tamanho e a espessura do pavio também devem ser levados em conta, pois afetam a altura da chama e o diâmetro da queima, respectivamente. 

Mas como assim?

Enquanto a vela está acesa, podemos observar que, durante a queima, é formada uma “piscina” de cera derretida ao redor da chama. Essa quantidade de cera pode variar a depender do diâmetro do pavio e o tipo de cera. 

Enquanto isso, o tamanho do pavio (ou seja, a altura) influencia diretamente no tamanho da chama. Quanto mais alta for a chama, mais o fogo irá oscilar.

(Foto retirada do site Momento da Arte)

Curtiu o post? Está matéria foi útil?

5/5

Mais matéria

Maria Navalha

Maria Navalha é uma pombagira que atua na linha da Malandragem, também conhecida como a mulher de Zé Pilintra. O nome se deve ao instrumento

Leia mais »
O que é Umbanda?

A Umbanda é uma religião brasileira que combina elementos do espiritismo, do catolicismo, das religiões indígenas africanas e ameríndias, bem como tradições esotéricas. Ela surgiu

Leia mais »
Reiki

O reiki é uma terapia alternativa muito utilizada como tratamento complementar de doenças físicas e desequilíbrios emocionais. Vem conhecer um pouco mais!

Leia mais »