Afinal, você sabe o que é o búzio e da onde ele vem? Continue a leitura para conhecer!
Ao pesquisar “búzio” no Google, algumas definições que chegam são:
1. design. comum a diversos moluscos gastrópodes, providos de grandes conchas, us. como buzina; canailha.
2. a concha de qualquer desses gastrópodes.
3. certa espécie de trombeta ou corneta.
4. mergulhador que apanha búzios, ostras perlíferas, corais e realiza qualquer outro trabalho subaquático.
Origem
⊙ ETIM lat. bucĭnum,i ‘trombeta, som de trombeta, concha em forma de trombeta, concha, púrpura (molusco)’
Apesar de tantas definições diferentes, o que conhecemos normalmente por “búzio” é, na verdade, uma espécie de molusco, especificamente do grupo dos gastrópodes, que podem ser terrestres, marinhos ou de água doce. Alguns gastrópodes não possuem conchas e utilizam outros mecanismos de defesa como eliminar substâncias desagradáveis para afastar os inimigos. Os gastrópodes são representados por caramujos, caracóis e lesmas. Cypraeidae é o nome da família de moluscos gastrópodes que compõem a grande variedade de espécies de animais cujas conchas são os búzios que conhecemos.
O búzio branco padrão que conhecemos se chama cipreia-moeda (Monetaria moneta), justamente por ter sido utilizada como moeda durante milênios em várias regiões. Seu tamanho varia de 2,5 cm a 4,5 cm.
O búzio marrom ganhou o nome de cipreia-cabeça-de-serpente (Monetaria caputserpentis) e seu tamanho varia de 2,5 cm a pouco mais de 3,5 cm.
Ambas as espécies são nativas do oceano Indo-Pacífico, variando apenas em poucas áreas e profundidade do mar em que são encontradas.

Além dos dois tipos de búzios mencionados, existem muitos tipos de espécies de moluscos com conchas de diferentes cores, tamanhos e formas. Você pode encontrar algumas neste site de colecionador e no vídeo abaixo.